Toxina botulínica

Toxina botulínica

A toxina botulínica atua destruindo a placa motora, que é a comunicação entre o nervo e o músculo, paralisando temporariamente a ação deste.

É utilizado tanto para prevenir o aparecimento das rugas quanto para minimizar as marcas de expressão já existentes.  A aplicação é realizada no consultório por intermédio de pequenas injeções nas regiões indicadas pelo médico.

O procedimento dura 5 minutos, o efeito inicia em 3 dias e o resultado dura de 4 (quatro) a 6 (seis) meses nas mulheres, e entre 3 (três) e 4 (quatro) meses nos homens.

O uso de toxina botulínica na região periorbital evoluiu muito desde os anos 90, quando era comum o efeito de “rosto congelado”. Hoje, com aplicações mais “suaves”, obtêm-se um resultado mais natural e menos estigmatizado.

A toxina botulínica é indicada para tratar as rugas dinâmicas, formadas pelas expressões faciais, principalmente as da testa, os “pés de galinha” e os vincos entre as sobrancelhas. A toxina atua destruindo a placa motora, que é a “conexão” do nervo ao músculo e seu efeito pode durar de 3-6 meses.

O paciente é liberado logo em seguida e deve evitar esforço intenso no dia da aplicação, além de exposição solar, caso ocorra sangramento e equimose (roxo).